terça-feira, 17 de junho de 2014

Argélia

Rais M´Bolhi: Esteve presente em 2010 e volta a repetir a convocatória quatro anos depois. Ainda no CSKA Sófia da Bulgária, revela-se um guardião algo inseguro, embora tenha uma interessante compleição física. Jogou durante quase toda a fase de qualficação (7 jogos em 8 totais).

Zemmamouche: Candidato à titularidade, parece ser um keeper mais fiável que M´Bolhi. No "play-off", foi uma das figuras no jogo contra o Burkina-Faso, além de, habitualmente, rubricar exibições muito seguras ao serviço do USM Alger.

Cédric Si Mohamed: Guarda-redes do CS Constantine, é rápido a sair de entre os postes, relativamente forte por alto e com interessantes reflexos. Será o terceiro na hierarquia de Valid Halilodzic.

Essaid Belkalem: Defesa alto e poderoso, vem de uma temporada irregular no Championship (apenas 8 jogos disputados) e é provável que não seja titular logo a abrir este Mundial. Jogador que pode ainda actuar do lado esquerdo da defesa, revela alguns problemas posicionais em certos momentos. Veremos se se revelará útil ao seleccionador argelino durante esta prova...

Madjid Bougherra: Defesa bastante experiente, esteve já presente no Mundial 2010. Actualmente no Lekhwiya do Catar, revela atributos do ponto de vista físico, sendo forte no jogo aéreo e mostrando colocação no posicionamento na área. Depois de vários anos no futebol britânico, saiu para um paraíso milionário, mas não perdeu o estatuto de indiscutível na selecção. Realizou 6 jogos na fase de qualficação (1 golo marcado).

Rafik Halliche: Provável titular, o central da Académica é uma das referências defensivas desta equipa. Fortíssimo nas alturas, embora nem sempre bem posicionado e, por vezes, demasiado agressivo, revela ainda qualidades no desarme na área. Muito possante, poderá fazer boa dupla com Bougherra.

Liassine Cadamuro: Defesa concentrado embora com certa tendência para o erro, está ainda num processo de crescimento, apesar de já ter 26 anos. Deverá discutir a titularidade com o academista Halliche. Começou a época na Real Sociedad (onde jogou a Champions League) e acabou a temporada emprestado no Maiorca.

Faouzi Ghoulam: Lateral de propensão ofensiva, sabe atacar e cruzar com muita qualidade, revelando-se um hábil marcador de pontapés-de-canto (de pé direito). A nível defensivo, pode e deve melhorar na maneira como protege o espaço nas suas costas. Tem vindo a progredir no entendimento com o central do lado esquerdo. Candidato ao "onze".

Djamel Mesbah: Lateral-esquerdo experiente e consistente, vem de uma época regular ao serviço do Livorno. Jogador combativo, com boa qualidade de cruzamento e velocidade, revela, porém, alguma fragilidade na recuperação defensiva quando sobe de mais no terreno. Vai discutir a titularidade com Ghoulam.

Carl Medjani: Defesa-central ou trinco experiente e rotinado, é uma das referências da selecção argelina. É um jogador interessante, defensivamente correcto e com boa saída de bola. Como médio de contenção, poderá revelar-se uma excelente opção durante este Campeonato do Mundo.

Mehdi Mostefa: Deverá ser o titular na lateral direita. Jogador experiente e resistente, pode ainda actuar no centro do campo. Trabalhador nato e dedicado, vem de uma temporada interessante em Ajaccio, claramente um dos melhores de uma péssima equipa (recordo que desceram de divisão...). Faltam-lhe algumas rotinas na selecção, em teoria, mas poderá ser uma boa oportunidade de mostrar o seu valor numa grande prova...

Aissa Mandi: O outro candidato a assumir a titularidade no lado direito da defesa. Depois da boa época ao serviço do Stade de Reims, pode discutir um lugar no "onze" de Halilhodzic. Embora deva progredir na protecção do espaço nas suas costas, oferece bastante apoio ofensivo e várias vezes compensa bem atrás, graças à sua velocidade. Competitivo, é um dos laterais-direitos com maior futuro no campeonato francês.

Mehdi Lacen: Provável suplente, é um dos elementos mais experientes desta selecção. Esteve longe de ser um indiscutível ao longo da temporada em Getafe, embora seja um jogador fiável, pelo que acrescenta à equipa em termos de trabalho defensivo e equilíbrio. Veremos se terá alguma chance ao longo do Mundial ou se será só mais um reserva...

Hassan Yebda: Médio agressivo e muito competente quando toca a fechar, poderá ter um lugar à espera no banco de suplentes (pelo menos de início...), ainda que Halilhodzic confie bastante nele. Jogador com passagem no passado pelo Benfica, onde não deixou muitas saudades, diga-se, é mais um dos elementos de grande fiabilidade desta equipa.

Saphir Taider: Médio-interior/ofensivo de grande qualidade técnica, irá iniciar este Campeonato do Mundo como titular. A época em Milão foi irregular mas, na verdade, ele é um jogador que acrescenta imenso a este conjunto. Enérgico box-to-box, revela além da qualidade e critério no passe, uma notável visão de jogo, capacidade de remate e também de desarme. Um promissor médio, claramente pronto a assumir a batuta da equipa no meio-campo.

Nabil Bentaleb: Certinho ao nível do passe, demonstra critério nos movimentos e no equilíbrio táctico que confere à equipa. Tem um bom pé esquerdo, o qual usa para dar uma saída de bola segura e, algumas vezes, tentar o remate. Tem crescido bem e esta época foi uma das revelações do Tottenham.

Yacine Brahimi: Muito talentoso e hábil no um-para-um, foi uma das grandes figuras do Granada na temporada que agora findou. Excelente na condução e no controlo, finta com qualidade e sabe encontrar o espaço para o remate. Muda constantemente de velocidade e executa quase sempre com grande sentido. Uma grande promessa do futebol argelino, capaz de vir a ser uma boa figura durante este Campeonato do Mundo.

Sofiane Feghouli: Ala direito virtuoso e vertical, arranca muito bem a partir da direita, revelando qualidade em velocidade, na finta e ao nível do passe. Ofensivamente, é um jogador potencialmente decisivo e que aparece várias vezes dentro da área, podendo vir a ser decisivo. Será, com toda a certeza, titular na equipa de Valid Halilhodzic.

Ryad Mahrez: Extremo interessante e consistente, fez uma temporada engraçada, jogando como ala no Leicester City. Vertical, dinâmico e participativo no processo de construção de jogo, é, sem dúvida, um dos aliciantes desta selecção argelina, embora deva melhorar nalgumas definições.

Islam Slimani: Goleador do Sporting ao longo da temporada, revela-se um exímio cabeceador, além de ser um jogador muito activo e astuto a jogar dentro da área. Tecnicamente, está longe de ser um craque, mas ainda progrediu algo desse ponto de vista esta época. Opção realmente muito válida, podendo até entrar para o "onze" a partir da 2ª jornada...

Nabil Ghilas: Potente e bastante possante do ponto de vista físico, é mais um dos representantes do futebol português nesta selecção. Forte de cabeça, usa bem a sua robustez para ganhar lances aos defesas contrários, atirando remates potentes para o fundo das redes contrárias. Foi peça-chave dos poucos momentos positivos da época azul-e-branca...

El-Arbi Soudani: Avançado com ligação ao futebol português (ex-Vitória SC), vem de uma temporada muito interessante ao serviço do Dinamo de Zagreb. Móvel, bom rematador, tanto pode jogar no centro do ataque, como descaído nas alas, fazendo depois bem as diagonais. Não se revela muito dotado a jogar de costas para a baliza...

Abdelmoumene Djabou: Médio-ofensivo/ala esquerdo muito dotado do ponto de vista técnico, é um dos melhores jogadores do campeonato tunisino. Móvel, com boa visão de jogo e interessante capacidade de cruzamento e remate, jogou durante parte da época como "9" no Club Africain de Tunis. Belíssima opção de banco.




Sem comentários:

Enviar um comentário