domingo, 17 de junho de 2012

Dia 9 do Euro, última jornada do Grupo A: E o improvável aconteceu...














Rep.Checa-Polónia 1-0

Reviravolta épica neste grupo A. Não é que os checos, goleados na 1ª jornada, conseguiram no final desta fase de grupos o 1º lugar? Foi uma noite emocionante, cheia de momentos para mais tarde recordar.

Em Wroclaw melhor a Polónia na 1ª parte, mais dinâmica, com mais bola e oportunidades. Os checos iam aguentando o empate, que lhes servia tendo em conta o empate que se registava no outro jogo do grupo. Já este jogo havia ido para intervalo, quando a Grécia marcou em Varsóvia. Nesta altura, polacos e checos estavam fora do Euro.

No segundo tempo, ficou bem explícito quem era a equipa mais forte, mais experiente e que carregava às suas costas o peso da maior dimensão futebolística em termos históricos. Obviamente falo-vos da selecção da República Checa. Carregada por um excelente médio de transição (Jiracek), a equipa de Michal Bilek dominou os últimos 45 minutos e mostrou vontade de conseguir o apuramento. Apuramento esse que ficou garantido ao minuto 72, quando Jiracek, homem do jogo para a UEFA, finalizou de maneira sublime dentro da grande área polaca.

Até ao fim, checos controlaram, polacos desesperaram com as ocasiões desperdiçadas. A sorte também faz parte do jogo. Mereceu a vitória a equipa mais experiente destas duas. Está nos quartos-de-final, com todo o mérito. Quem diria depois da derrocada defensiva da 1ª jornada?














Grécia-Rússia 1-0

Aconteceu mesmo o improvável em Varsóvia. Karagounis, no tempo de compensação da 1ª parte, fez o golo do sonho helénico. Afinal eles não estavam assim tão mal, pois bastava-lhes vencerem a Rússia para se apurarem. O que aconteceu. Justiça feita a uma equipa grega que tanto neste como no primeiro jogo batalhou contra todas as adversidades. Russos saem pela porta traseira, a porta da vergonha. Dick Advocaat não teve controlo sobre os seus jogadores, que entraram neste encontro tremendamente displicentes, pensando que o apuramento já estava garantido. Enganaram-se redondamente. Os gregos jogaram as fichas todas neste jogo e conseguiram um lugar entre as 8 melhores do Euro 2012. Parabéns a Fernando Santos!

Sem comentários:

Enviar um comentário