quinta-feira, 1 de agosto de 2013

5 jogos a acompanhar na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa


Quinta-feira de Liga Europa, a partir desta fase já com alguns jogos e equipas bem interessantes e capazes de chegar longe nesta prova. Um bi-campeão como o Sevilha, históricos como o Estugarda, St.Étienne ou Vitesse e ainda o nosso honrado estreante Estoril-Praia fazem desta eliminatória a primeira realmente interessante da época. Decidi destacar 5 jogos de um conjunto de 29. 5 partidas que me parecem que podem vir a ser entretidas, tanto pelo equilíbrio como pelo valor das formações envolvidas. Vejamos a lista, então:

Estoril-Hapoel Ramat Gan (20h00): A estreia europeia das equipas portuguesas acontece esta noite no mítico António Coimbra da Mota, casa do Estoril-Praia. O adversário é o vencedor da Taça israelita, o Hapoel Ramat Gan, equipa esta que acabou por descer à 2ª divisão local num ano agridoce. Aparentemente, e apesar da inexperiência europeia dos estorilistas, parece uma eliminatória acessível. Além disso poderá ser uma primeira oportunidade séria parta testar reforços como Babanco, João Pedro Galvão ou Sebá e para ver qual será a resposta deles noutro patamar em termos de exigência competitiva. Os israelitas, cuja figura é o "10" Diamant, terão aqui a sua segunda participação europeia da história. Na 1ª, em 2003/2004, na Taça UEFA, foram goleados pelo Levski Sófia. Portanto, há razões para que os responsáveis do Estoril possam estar optimistas no apuramento para o "play-off".
Swansea-Malmo (19h45): Um dos grandes jogos desta 3ª pré-eliminatória. Frente-a-frente, um Swansea que pode fazer uma boa campanha europeia e um histórico do futebol europeu, vice-campeão da Europa em 1979, o Malmo. Muita expectativa para ver alguns novos elementos na equipa de Laudrup (Cañas, Shelvey e Bony Wilfried, sobretudo) e rever alguns dos heróis da conquista da Taça da Liga como Michu, de Guzmán ou Dyer. Do outro lado, está o actual 2º classificado da Liga sueca, equipa com bons argumentos, tacticamente consistente e com alguns jogadores muito interessantes (Hamad, Thern, Pontus Jansson, Pekalski ou Rantie). Perspectivo eliminatória disputada e que, apesar do favoritismo inglês, só será resolvida na Suécia...
Petrolul-Vitesse (17h00): Belíssimo embate entre duas formações bem formatadas, por dois treinadores de grande qualidade (Cosmin Contra e Peter Bosz). Do lado romeno, muita curiosidade em rever o talentoso Grozav, os portugueses Filipe Teixeira e Abel Camará e o goleador da última época, Jeremy Bokila. Já no Vitesse mantém-se as dúvidas sobre quem assumirá a batuta do meio-campo depois da saída de van Ginkel. Os reforços Leerdam e Vejinovic parecem os candidatos-maiores, sem desdenhar o "10" Propper. No ataque, depois da saída de Bony, parecem haver boas soluções (Kakuta chegou emprestado pelo Chelsea e Havenaar, Reis e Ibarra mantêm-se no plantel). Um jogo para rever uma equipa (o Petrolul) e para conhecer outra (o Vitesse). Promete...
Chernomorets Odessa-Estrela Vermelha (17h15): Boa eliminatória em perspectiva entre ucranianos e sérvios. Os ucranianos, que eliminaram o Dacia Chisinau na última ronda, procuram surpreender o histórico Estrela Vermelha, equipa que mantém uma base muito próxima da do ano passado. O Chernomorets não começou bem a época internamente (2 pontos em 3 jornadas) e tem aqui um bom escaparate para esquecer um início de Liga atribulado. Nos ucranianos sobressaem os médios Bakaj, Gai e Léo Mattos, sendo que do outro lado destaco a continuidade de elementos como Milijas, Milivojevic ou Lazovic (lesionado, por enquanto) e a chegada de um reforço importante como o médio-ofensivo internacional Milos Ninkovic.
Slask Wroclaw-Club Brugge (19h45): Uma eliminatória que vale por alguns aspectos. Além do aparente equilíbrio, pelo menos neste jogo, é uma oportunidade para ver o talentoso Lestienne, jogador dos belgas que anda nas bocas de meio-mundo, nesta altura. No entanto, há outros motivos de interesse: a possibilidade de ver o interessantíssimo Sobota e o goleador português Marco Paixão, já com 3 golos nesta Liga Europa, do lado polaco e também ver como anda este Club Brugge, que entrou bem no campeonato belga (2-0 ao Charleroi). Os belgas não têm só Lestienne, aviso desde já. Recomendo-vos a ver toda a equipa e, em particular, o promissor lateral-esquerdo De Bock, os médios Wang, Verstraete e Odjidja-Ofoe e os avançados Tchité ou o reforço De Sutter (proveniente do rival Anderlecht). 

Sem comentários:

Enviar um comentário