sábado, 18 de agosto de 2012

Premier League (antevisão): Começa a melhor Liga do Mundo!



















Começa também este fim-de-semana aquele que, para muitos, pode ser considerado o maior espectáculo futebolístico do Mundo. Falo-vos, não de um Campeonato do Mundo ou da Europa, mas sim da Premier League. Mesmo que não tenha o dramatismo da época passada (com o título literalmente resolvido a 30 segundos do fim), podemos estar sempre à espera de grandes duelos e de muita emoção e bom futebol.

Fica aqui a minha análise às equipas e às respectivas expectativas para a nova temporada:

Candidatos ao título: Parece-me que duas equipas saltam à vista nesta luta em particular. Em primeiro lugar, o campeão Manchester City, como detentor do ceptro tem a obrigação de o defender aguerridamente. O único reforço até agora foi o excelente médio do Everton Jack Rodwell. De resto, não tivemos mais movimentações, tanto de entradas como de saídas (excepto as pouco relevantes saídas de David Pizarro e Vladimir Weiss para Itália). Há, portanto, enorme expectativa em torno de uma equipa semelhante à da época passada, que, em determinados momentos, jogou um futebol harmonioso e capaz de ser admirado pelo mais céptico dos adeptos.

A outra equipa que salta à vista é, obviamente, o Manchester United. E que bem apetrechada está a formação de Ferguson para este ano. Depois de ter garantido bem cedo o talentoso playmaker japonês Shinji Kagawa (ex-Borussia Dortmund) e o promissor médio-atacante inglês Nick Powell (18 anos, ex-Crewe Alexandra, custou 7,5 milhões de euros), chegou-se à frente esta semana pelo melhor jogador da Premier League na época passada: Robin Van Persie. Por uma quantia de 30 milhões de euros, o United assegurou o portentoso avançado holandês de 28 anos, que já estava farto de nada ganhar com o Arsenal de Londres. Kagawa e Van Persie, uma dupla de sonho que se vai juntar a outros prodígios como Rooney, Nani, Young, Chicharito Hernandez ou Valencia. Mais os habituais Ferdinand, Vidic, Evra, Jones ou Rafael atrás, a coisa promete este ano. Uma fantástica equipa, um investimento milionário. Será que vai resultar?

"Outsiders": Nesta lista coloco o Chelsea e o Arsenal, se bem que tenha grande vontade de colocar também o novo Liverpool de Brendan Rodgers. As duas equipas de Londres apresentam-se sempre como possíveis aspirantes ao título. Os blues, campeões da Europa e vencedores da prestigiada Taça de Inglaterra, entram para esta época com vontade de mostrarem algo mais em termos internos do que na última época (recordo que o Chelsea ficou em 5º lugar e só a vitória na Champions lhes salvou um lugar na maior competição europeia de clubes). Este ano apresentam dois craques fantásticos, Eden Hazard, recrutado por 40 milhões de euros ao Lille, e Oscar, médio-ofensivo brasileiro contratado ao Internacional de Porto Alegre, que prometem deliciar as bancadas de Stamford Bridge com o seu futebol tecnicamente requintado. Eles são, claramente, a par de Mata, o ponto de maior entusiasmo numa equipa, que sob o comando de Roberto Di Matteo, se mostrou excessivamente defensiva. Acho que pouco vai mudar na equipa. Torres volta a ganhar estatuto de titular, com a saída de Drogba, e pouco mais. A forte estrutura defensiva mantém-se, o que é uma notícia de extrema importância para o defensive coach da equipa do bairro de Chelsea.

Quanto ao Arsenal, expectativas para ver como reage à perda de mais um grande jogador da geração pós-Henry (a tal geração, que mesmo apresentando alguns talentos, nunca conseguiu ganhar nada de relevo). Depois de Fabregàs, Nasri ou Arshavin, agora foi a vez de Van Persie sair (com a agravante de ter sido para um grande rival...). Saída que pode vir a ser dramática se não for bem colmatada. Falta ainda, a esta equipa, um bom médio-centro, ou um organizador de jogo (vulgo nº 10), um lateral-esquerdo e um avançado à altura do holandês que "traiu" o clube. Acho que os 30 milhões de Van Persie chegam para cobrir as 3 posições em falta. De resto, até acho que o Arsenal se reforçou melhor que em outras épocas. Os três únicos reforços são realmente de grande qualidade: Santi Cazorla, Lukas Podolski e Olivier Giroud. Mas, apesar de tudo, não são ainda suficientes. Até dia 31, veremos se aparecem novidades. Para o meio-campo Nuri Sahin, M´Vila (que grande reforço seria!) e Cheick Tioté já foram alvitrados como hipóteses. Para o ataque, Llorente e Lewandowski são dois nomes de peso. Qualquer um deles encaixaria muito bem. Ainda assim, sem a excelência e a preponderância do craque holandês que agora partiu rumo ao Norte.

Candidatos à Champions: Liverpool e Tottenham. Parece-me certo que ambas as equipas vão aparecer prontas para a luta esta época. Gosto deste Liverpool. Vi-os em acção por 3 vezes nesta pré-temporada, em dois jogos particulares, frente a Roma e Bayer Leverkusen e na 2ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, frente aos bielorussos do Gomel. Parecem-me que as ideias de futebol apoiado e com muita posse de Brendan Rodgers estão a ser apreendidas de maneira progressiva e, para já, positiva. A equipa respira saúde e parece que todos os jogadores estão na posição certa e a jogar num ambiente de grande familiaridade. Gerrard e Suárez, sobretudo estes dois, uma sociedade que promete recuperar o Liverpool de outrora. Além do mais surgem na equipa outros elementos de grande qualidade: o médio-centro Lucas, os excelentes laterais Glen Johnson (falei nele após o Euro como um dos melhores do Mundo) e José Enrique, além dos reforços Fabio Borini, Joe Allen e Assaidi (ainda poderá chegar Nuri Sahin). A onda red está a crescer e é indesmentível que entusiasma...

Depois surge a turma de White Hart Lane, agora orientada por André Villas-Boas. O técnico português tem a difícil tarefa de levar o clube à Champions League, depois da frustração da época passada (a equipa conseguiu uma posição de acesso ao "play-off", mas a vitória na Liga milionária do Chelsea relegou-os para a Liga Europa). Para esta época, além do novo manager, surgem também reforços bem interessantes: o defesa belga, ex-Ajax, Jan Vertonghen e o talentoso médio islandês Gylfi Sigurdsson, recrutado ao Swansea City. Falta, no entanto, resolver a questão-Modric e tentar arranjar alternativas a Jermain Defoe (único ponta-de-lança do plantel neste momento). E é bom que AVB, como é conhecido em Inglaterra, tente gerir estas questões da forma mais rápida possível. É esperar para ver...

Candidatos à Liga Europa: Para esta lista surgem, para mim, o Newcastle de Papiss Cissé e Demba Ba, o Everton, agora reforçado com Pienaar e Naismith e o Fulham com os craques Petric e Rodallega como reforços fortes para o ataque. Estas 3 equipas parecem-me as mais sérias candidatas a um lugar europeu.

Possíveis surpresas: Sunderland de Martin O´Neill é sempre um excelente candidato. Tem jogadores experientes (Sessegnon, Brown, Richardson...), jovens promissores (Wickham, Frazier Campbell, Dong-Won Ji) e reforçou-se com Carlos Cuellar, para a defesa, e Louis Saha para o ataque. Depois temos o Queens Park Rangers, reforçado com unidades de grande valor como Bosingwa, Fábio, Park-Ji Sung ou Hoilett. Tem plantel suficiente para surpreender. Depois importa também perceber se Norwich e Swansea mantém a forma da época passada e se os regressados da 2ª Liga ( Reading, Southampton e West Ham) conseguem sobreviver.

Sem comentários:

Enviar um comentário