sábado, 11 de agosto de 2012

FC Porto vs Académica: Um Superteste para a Liga

























Joga-se esta noite (20h45) a primeira partida oficial da época portuguesa. O campeão nacional FC Porto defronta a vencedora da Taça, Académica, em Aveiro, num jogo em que está em disputa a Supertaça Cândido de Oliveira. Um jogo que servirá para que fiquemos com uma primeira impressão do trabalho desenvolvido por estas duas equipas na pré-época e que serve também para escrutinar os novos elementos de ambas as formações.

Naturalmente, o favorito é o FC Porto. No entanto, este é um daqueles jogos onde tudo pode acontecer. Basta recordar a última final da Taça, na qual a Académica se superiorizou brilhantemente a um Sporting dado à partida como o grande favorito para a conquista do troféu. Portanto, e apesar do natural favoritismo do bi-campeão, creio que os conimbricenses, sendo defensivamente competentes e ousados q.b. do ponto de vista ofensivo, podem conquistar o primeiro troféu da nova época (ou último da época anterior, dependendo da perspectiva...).

Nos azuis-e-brancos, destaque para os novos, sobretudo Jackson Martínez e o ex-júnior Christian Atsu, que esteve emprestado na época passada ao Rio Ave (onde tão bem jogou). Especialmente o último, que realizou uma pré-temporada soberba. Quanto ao colombiano, novo número 9 dos dragões, algumas boas impressões mas ainda sem golos no pecúlio. No entanto, as estreias oficiais de pontas-de-lança nos últimos anos no FCP têm sido profícuas.

Depois temos mais algumas novidades: o regresso do internacional português Miguel Lopes, a ausência de lateral-esquerdo (sim, Álvaro Pereira não parece mesmo contar...), o que obriga à adaptação de Mangala, a possível presença de Defour no lugar de um ainda pouco rotinado João Moutinho e ainda a ausência do Incrível Hulk, que tem disputado habitualmente estes jogos de maior importância para o clube.

Do outro lado destaque para as inúmeras alterações relativamente à última temporada. Na lateral direita, novo elemento: Rodrigo Galo, bom reforço para os academistas, proveniente por empréstimo do Sporting de Braga. Meio-campo será quase totalmente diferente. Makelele, brasileiro ex-ABC e Cleyton, ex-Corinthians Alagoano, juntam-se ao promissor Flávio (jogador da casa), num meio-campo a três. Depois restam dúvidas na frente. Marinho é certo à direita. Arrisco que à esquerda apareça o reforço Cissé e no centro Edinho. No entanto Pedro Emanuel até pode optar pelo 4x4x2, como fez em alguns ocasiões durante os jogos de preparação.

Onzes prováveis:

FC Porto: Helton, Miguel Lopes, Maicon, Otamendi, Mangala; Fernando, Lucho, Defour; James, Jackson Martínez e Atsu.
Académica: Ricardo; Rodrigo Galo, João Real, Reiner Ferreira, Hélder Cabral; Flávio, Makelele, Cleyton; Marinho, Edinho e Cissé.

Sem comentários:

Enviar um comentário