sábado, 25 de agosto de 2012

Bundesliga (antevisão): Deustchland uber alles!


















Inicia-se hoje mais uma temporada da Bundesliga. Grandes equipas, grandes jogadores, estádios cheios de adeptos em fervilhante entusiasmo, em suma, a Liga mais bem sucedida (do meu ponto de vista) de toda a Europa, quer em termos financeiros ou em termos da relação clube-adepto.

Os candidatos são os mesmos de sempre. Saltam à vista, claro está, Borussia Dortmund, o actual campeão e vencedor da Taça, e o Bayern de Munique, vencedor da Supertaça já esta época e vice-campeão alemão e da Europa. São, claramente, as duas equipas mais fortes do campeonato. Os campeões apresentam dois excelentes reforços para esta temporada: o talentoso Marco Reus (ex-Borussia Moenchengladbach) e o avançado, ex-Estugarda, Julien Schieber. Além disso, mantém unidades como Gotze, Lewandowski ou Hummels, o que é sempre importante. A maior perda foi, sem dúvida, o talentoso japonês Shinji Kagawa, que saiu para o Manchester United.

Quanto ao Bayern, apresenta algumas alterações importantes também: entraram Shaqiri, Mandzukic, Starke, Dante e Pizarro; saíram os dispensáveis Breno, Pranjic, Olic, Petersen e ainda o experiente guarda-redes Butt. A equipa de Heyneckes continua a ter uma estrutura imponente, com a continuidade de Robben, Ribéry, Muller, Lahm, Schwensteiger, entre outros. Há muita matéria-prima e creio que esta pode ser uma época substancialmente diferente da última, na qual o Bayern perdeu todos os títulos na fase final.

Depois surgem outras equipas de grande qualidade que, seguramente, irão também lutar pelos 4/5 primeiros lugares da tabela. O 3º classificado da última temporada, Schalke 04, perdeu Raúl mas confirmou Chinedu Obasi como substituto e acrescentou ainda, sem custos adicionais, o talentoso Tranquilo Barnetta (ex-Bayer Leverkusen) e Roman Neustadter (ex-Borussia Moenchengladbach). Tem um bom plantel e deverá lutar também pelo título.

O 4º classificado de 2011/2012, Borussia Moenchengladbach, perdeu peça muito importante: Marco Reus, que saiu para o campeão Dortmund. Mas reforçou-se com Domínguez, Xhaka e De Jong e, além disso, mantem o promissor Herrmann, que pode explodir esta temporada, em definitivo. Apesar de tudo, acho que este ano nem serão candidatos à Champions. Falta algo. E a mais provável resposta é mesmo Reus...

Por fim, vejo equipas com boas possibilidades europeias: o Werder Bremen, com Elia, Gebre Selassie e De Bruyne como reforços sonantes, o Bayer Leverkusen, que acrescentou o talentoso avançado chileno Júnior Fernandes a Kiessling e Schurrle, o Estugarda, que mantem a estrutura que deu o apuramento europeu na última temporada, o Hannover, equipa já com estatuto também em termos de Liga Europa, o Wolfsburgo, com os perigosos atacantes Olic, Helmes e Lakic e, ainda, uma possível surpresa que eu acho que será o Hamburgo de Thorsten Fink. E muita atenção a um Eintracht Frankfurt cheio de reforços (está de regresso à Liga principal) e a duas equipas que têm surpreendido nos últimos anos: o Mainz e o Friburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário