terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Liga dos Campeões- Valência vs PSG: Bem-vindos à classe média-alta do futebol europeu!






De todos os jogos dos oitavos da Liga dos Campeões, este Valência vs Paris Saint-Germain será, seguramente, um dos confrontos de desfecho mais imprevisível. Duas equipas da chamada "classe média-alta" do futebol europeu, uma mais habituada a estas andanças nos últimos anos, a outra com jogadores que tratam a Champions por tu, mas pela primeira vez todos reunidos, num conjunto de superstars que traz ilusão ao futebol francês. Portanto, trata-se de um duelo apaixonante, onde o factor-casa, aliado a um pragmatismo forasteiro, será decisivo.

O Valência chega a este confronto na sequência de uma interessante série de resultados. Desde que Ernesto Valverde chegou ao Mestalla, o único revés sério foi mesmo a goleada sofrida frente ao Real Madrid, em casa (5-0). De resto, resultados e exibições muito interessantes, em especial há pouco mais de uma semana, quando os ché travaram o todo-poderoso Barça, com uma grande exibição táctica. É nítido que o Valência ganhou maior consistência com Valverde ao leme. Sobretudo consistência táctica mas também consistência mental. É uma equipa mais equilibrada e com uma tendência menos acentuada para cometer erros infantis.

E como podemos perspectivar o Valência tacticamente? Muito provavelmente em 4x2x3x1. Em termos defensivos, sobressai a ausência de Cissokho, lateral capaz de dar muita profundidade do lado esquerdo. Jogará Guardado no seu lugar, uma adaptação, que do ponto de vista ofensivo até é interessante. Depois na direita o português João Pereira, que vem realizando uma excelente época, defendendo com critério e apoiando o ataque com qualidade. No centro da defesa, um dos meus centrais preferidos a nível europeu neste momento: Adil Rami. O francês é implacável na marcação, central fortíssimo e muito bom no jogo aéreo. A seu lado outro português, Ricardo Costa, que poderá passar um mau bocado com Ibrahimovic.

Da defesa para a frente, muita qualidade, tanto do ponto de vista da construção de jogo e da saída de bola (Banega ou Tino Costa), como no plano mais técnico e veloz do jogo (Feghouli). Valverde deverá juntar Parejo e Tino Costa atrás do "10" Banega, num meio-campo tecnicamente dotado e com qualidade de passe. Na ala direita, o virtuoso Sofiane Feghouli, entretanto regressado da CAN e na ala esquerda, com tendência a fazer movimentos interiores e até aparecer junto a Soldado como segundo avançado, vai estar o brasileiro Jonas. Um meio-campo criativo aliado a um ataque com muito sentido de baliza.

Do outro lado vai estar um PSG igualmente motivado, dado que chega de uma série de vitórias seguidas (4) bastante considerável. Tem crescido muito ao longo da época a equipa de Carlo Ancelotti. Na primeira metade da época, o técnico italiano foi variando entre o 4x4x2 e o 4x3x3. Ultimamente, tem estabilizado a equipa no primeiro esquema. E creio que é mesmo assim que se irão apresentar, esta noite, no Mestalla.

Prevejo que Ancelotti vá apostar no seguinte onze: Sirigu; Jallet, Alex, Sakho, Maxwell; Verratti, Matuidi; Pastore, Lavezzi; Menez e Ibrahimovic. Não sei bem porquê mas não consigo perspectivar o onze para hoje sem Menez, em especial depois da 2ª parte fantástica que realizou frente ao Bastia na passada sexta-feira. E também tenho algumas dúvidas no que toca a titularidade de Lucas Moura, jogador indubitavelmente talentoso mas que parece ainda não ter encontrado o seu habitat natural no esquema de Ancelotti. Melhor dito: Ancelotti ainda não descortinou em que posição conseguirá fazer dele um jogador mais decisivo.

Parece-me uma equipa interessante para atacar este jogo. Importa percebe se os parisienses pretendem a bola (como no Dragão, onde apesar da justa derrota, tiveram um pouco mais de posse) ou se irão dar a iniciativa aos donos da casa. Arriscaria dizer que o Valência tem de assumir a despesa, no entanto, este PSG é uma equipa que se sente muito confortável com bola. Também porque tem quem a conduza com qualidade e a recupere com a máxima eficácia (Matuidi) e quem a gere e encontra linhas de passe com a mestria de poucos (Verratti).

Em termos defensivos, Maxwell poderá esperar problemas perante os movimentos rápidos e tecnicamente coordenados de Feghouli, enquanto que Alex e Sakho terão de se preparar para noite de trabalhos redobrados, com o killer Roberto Soldado e seu acompanhante Jonas. Do lado direito, Jallet poderá ter alguma liberdade para sair e apoiar Pastore/Lavezzi (ou até Lucas) nas saídas laterais. Jonas deverá andar por ali, mas sabemos como é sobretudo um jogador de ataque. Do ponto de vista defensivo, quem poderá até dar mais trabalho a Jallet é mesmo Guardado...

Quanto ao ataque, será um ataque móvel, rápido e com verticalidade a ser assegurada por homens como Menez ou Lavezzi. O PSG é uma equipa que ataca bem organizada e também sai bem em transições, sobretudo graças à acção desses homens mais rápidos. E depois tem Ibrahimovic. Apesar do estilo de aparência relaxada e até um pouco insolente é um avançado muito inteligente nas desmarcações, com muita qualidade técnica e capacidade concretizadora. Quiçá essa aparência seja uma forma disfarçada de concentração...

Em suma, vamos ter um confronto bem disputado e previsivelmente equilibrado. Penso que o PSG é o favorito a seguir em frente, porque são consistentes em casa (onde jogam a 2ª mão) e porque os vejo com mais capacidade para conquistar bom resultado fora do que o Valência, que joga praticamente tudo no encontro desta noite.


Sem comentários:

Enviar um comentário