quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Liga dos Campeões, Real Madrid-Manchester United em 5 pontos





1. O mito da Décima. Há em torno desta eliminatória uma espécie de fantasma, conhecido para os lados de Madrid, como a Décima. Desde 2002 que o Real Madrid não alça a taça mais importante do futebol europeu de clubes.  E essa distância temporal começa a desesperar o madridismo. O jogo desta noite representa um possível primeiro passo rumo à concretização de um sonho. A pressão está toda do lado da equipa treinada por José Mourinho. Irão aguentar?

2. A batalha CR7-RVP. Cristiano Ronaldo e Robin Van Persie, dois monumentos futebolísticos que sobem ao relvado do Santiago Bernabéu esta noite e que, muito provavelmente, serão neste momento as figuras de ambas as equipas. Chegam em grande forma a este embate. E este será mais um dos duelos a acompanhar esta noite. A velocidade, verticalidade e remate de CR7 contra o jogo a toda a largura, a inteligência de movimentos e a fineza de remate de RVP. Podem decidir o jogo, claramente...

3. Real ao ataque. Parece-me quase certa a estratégia a adoptar pelos campeões espanhóis esta noite: dominar um adversário previsivelmente montado para jogar atrás da linha de meio-campo. Através da inteligência de passe de Xabi Alonso e das incursões de Khedira até à 2ª linha, o Real irá pressionar o United, alargando depois o campo, com as entradas do veloz Di Maria e da "Máquina" CR7. No meio destes dois, vai estar um elemento que pode ser chave nesta partida: Mesut Ozil. O "10" do Real Madrid está num bom momento de forma e com espaços para respirar, entre-linhas, poderá tornar-se num dos heróis desta eliminatória. Em termos defensivos, levantam-se dúvidas: Pepe ou Varane? Arriscar com o português, recém-recuperado de lesão mas um "monstro" em termos defensivos ou voltar a colocar o jovem francês, que deu tão bem conta de Messi recentemente, mas que hoje poderá ter pela frente avançados doutra dimensão física? Veremos o que faz Mourinho. Certo é que podemos esperar um Real Madrid pressionante com bola, a saber ocupar os espaços a defender e a tentar aproveitar a velocidade e criatividade da sua linha ofensiva. Para mim, são favoritos.

4. Man.United à defesa... Desde que o sorteio da Liga dos Campeões ditou este confronto, temos vindo a assistir a uma tentativa de Sir Alex Ferguson de colocar a equipa atrás da linha da bola. Não durante um jogo inteiro, mas em fases dos jogos. Certo é que, nos últimos 2 meses, se tem notado uma progressão significativa do jogo defensivo do Manchester. Sofre menos golos, uma consequência da melhor ocupação de espaços quando baixa as linhas. Ainda no último fim-de-semana, frente ao Everton, jogando em casa, o United cedeu a bola à equipa de David Moyes. Depois tratou de defender com critério e atacar em jogadas de transição. Já o havia feito, por exemplo, frente a Southampton (também em casa) ou na difícil deslocação ao terreno do Tottenham, só para citar alguns exemplos recentes. Por isso creio que Ferguson irá optar por colocar um terceiro médio-centro, além de Carrick (fundamental a equilibrar a equipa) e Clerverley (que dá uma dimensão mais ofensiva ao jogo do meio-campo): Phil Jones. Outro nome a ter em conta neste duelo. Jogador forte nos duelos físicos, sabe sair a jogar e sabe cometer faltas úteis. Para travar o meio-campo do Real essa poderá ser uma solução, já testada, aliás, frente ao Everton (ainda que com Carrick sentado no banco). Veremos. É defender bem e apostar na velocidade de Valencia, nos movimentos interiores de Rooney e na larga amplitude ofensiva de Van Persie. Segredos para obter um bom resultado no Bernabéu...

5. Para finalizar, os meus "onzes": Diego López; Arbeloa, Sergio Ramos, Varane, Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso; Di Maria, Ozil, Cristiano Ronaldo; Benzema / De Gea; Rafael, Ferdinand, Vidic, Evra; Carrick, Jones, Cleverley; Valencia, Rooney, Van Persie.


Sem comentários:

Enviar um comentário