terça-feira, 20 de março de 2012

Apontamentos do fim-de-semana(19/3/2012): Da cidade dos Arcebispos a Itália passando por um drama na Velha Albion

1. Um Jardim plantado à beira da liderança. Mais um fim-de-semana, mais uma vitória para o Sporting de Braga do "modesto"( e esperto!) Leonardo Jardim , 12ª consecutiva nesta Liga. Desta feita em Santa Maria da Feira, triunfo gordo(4-1). Grande exibição do mágico Mossoró, um elemento que tem tanto de experiente como de talentoso. Hugo Viana a exibir classe e a marcar um golaço de livre. Senhor Paulo Bento, será proibido levar este rapaz à Ucrânia? Pense lá duas vezes...
2. Bento não tem os olhos totalmente fechados... Apesar da questão-Viana, Paulo Bento tem acertado numa coisa: dar confiança ao jovem Nélson Oliveira, que se assume neste momento como um dos candidatos a avançado-centro da Selecção no Europeu. E olhando para as outras opções, parece-me, apesar da idade e pouca experiência, a mais credível. Esta jornada, estreia a titular na Liga e assistência de calcanhar para o terceiro golo do Benfica, frente ao Beira-Mar. Nem tudo foram rosas, mas este jovem vai jogando, crescendo e não duvido que vai ter um futuro risonho pela frente.
3. O Principe(zão) Helton. Se não é o guarda-redes( e guia " espiritual") deste FC Porto, os " dragões" teriam saído sem a vitória da Choupana. Venceram 2-0, com bons momentos na 1ª parte, especialmente quando Lucho e Moutinho se soltaram. Na segunda parte, bom início, mau desenrolar. Os "azuis-e-brancos" perderam o meio-campo e deixaram de atacar durante um largo período de tempo. Aproveitou o Nacional, inteligentemente orientado por Pedro Caixinha, para criar perigo( e muito!) e deixar Vítor Pereira à beira de uma ataque de nervos. Valeu Helton, com várias boas intervenções que salvaram os portistas nesta deslocação muito difícil. Uma vitória, literalmente, com estrelinha de campeão!
4. O que se passa com a Académica? Tive oportunidade de assistir ao Académica-Paços de Ferreira ao vivo e pude constatar que esta Académica nada tem que ver com a da primeira volta. Macia, trapalhona no ataque, permeável defensivamente e nervosa quando é hora de decidir. Ficam os registos para a Liga(negativos, nem os empates com Benfica e Porto os podem apagar): A Académica não vence em casa desde Setembro, não marca em casa desde Dezembro e não vence um único jogo desde Dezembro( Olhanense, fora). Um registo que merece reflexão por parte dos responsáveis do clube, nomeadamente o treinador Pedro Emanuel. A época não acabou com a ida ao Jamor...
5. Fabrice Muamba. É, incontornavelmente, o nome do fim-de-semana. Infelizmente. Fabrice Muamba, jovem médio internacional inglês do Bolton, sofreu um ataque cardíaco durante o jogo frente ao Tottenham, em White Hart Lane, a contar para a Taça de Inglaterra. De repente, vieram-nos à memória Feher, Puerta, Serginho ou Foé. Segundo as últimas informações, já desta segunda-feira, Muamba continua em estado de coma, no entanto mexendo já um pouco os braços e pernas. Oxalá ele recupere. Assim como Eric Abidal, lateral esquerdo do Barcelona, que terá de efectuar uma delicada operação de transplantação do fígado. São estes momentos que unem o mundo do futebol e é aqui que vemos como, no fundo, somos todos parte de uma família e de uma mesma causa.
6. "Derbies" muito quentes na Turquia e Grécia. Sábado, em Istambul, Fenerbahçe-Galatasaray. Tantas estrelas a brilhar sobre o relvado do Sukru Saracoglu: nos da casa, Moussa Sow( que golão, de pontapé-de-bicicleta!), Alex, Reto Ziegler, Cristian, Stoch ou Yobo. No Galatasaray, Muslera, Eboué, Selcuk Inan,  Ujfalusi, Elmander, entre outros. 2-2 foi o resultado, bom espectáculo. Grande resposta dos forasteiros ao melhor início do Fenerbahçe( aos 15 minutos, já venciam 2-0). Na Grécia, violência a marcar o clássico entre Panathinaikos e Olympiakos. Jogo terminou antes do tempo( 83 minutos), quando o Olympiakos vencia por 1-0. Mais uma vez a experiência e maior qualidade dos forasteiros fizeram a diferença. No entanto, a equipa de Jesualdo pode-se queixar da arbitragem nos últimos jogos, dado importante que a fez perder a liderança. E que fez perder a paciência aos adeptos, que incendiaram o ambiente e as bancadas( literalmente).
7.  Com Santi Cazorla a vida pode ser maravilhosa. Já dizia o grande "periodista" desportivo espanhol, entretanto falecido, Andrés Montés, que " a vida pode ser maravilhosa". Isto, curiosamente, antes de uma Mundial que nem correu muito bem às cores espanholas( 2006). Eu acrescento: com Santi Cazorla a vida pode ser maravilhosa. Que grande exibição e que grande golo, de livre directo, já no tempo de compensação, a empatar o jogo Real Madrid-Málaga. Muito ganham os malaguenhos com um jogador desta craveira, desta classe e irreverência. Quase que me apetece dizer: Málaga é Cazorla +10!
8. Grande luta em Itália. Um Milan tranquilamente instalado na poltrona venceu 2-0 em Parma. Aqui é quase Ibra+10. Já a Juve regressou aos triunfos, 5 jogos depois, com vitória gorda em Florença por 5-0. 4 pontos de diferença entre ambos, numa luta que está bem interessante!

Sem comentários:

Enviar um comentário