segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entrevista a Tino Marcos, jornalista da Globo( 21/11/2011)


Aproveitando a presença de uma equipa da Globo na Faculdade de Letras de Coimbra, para administrar um grupo de cinco palestras, tive a oportunidade de entrevistar um dos mais conceituados e experientes jornalistas desportivos brasileiros, Tino Marcos, que já esteve em seis Mundiais( 1990,1994,1998,2002,2006 e 2010), entre outros jogos da selecção e de clubes brasileiros. Fica aqui a ( curta) mas interessante conversa:

P: Quem é o principal candidato à conquista do Brasileirão?
R: É uma pergunta muito difícil, porque estamos a assistir a um dos campeonatos mais equilibrados que o Brasileirão já teve. Eu acho que nesta altura, a disputa ficou para Corinthians e Vasco da Gama, não vai haver outro desfecho. Teoricamente, o Corinthians tem um caminho melhor que o do Vasco. Se tiver de escolher um, escolho o Corinthians.
P: Quem é que tem sido a equipa-revelação?
R: Bem, o campeonato tem muitos altos e baixos. Por exemplo, o último classificado vence o primeiro, entre outros resultados inesperados. Mas a equipa que tem chamado mais a atenção, desse ponto de vista, tem sido o Figueirense.
P: Quem tem sido o melhor jogador?
R: Sem dúvida, Neymar. Embora o Santos não tenha tido um campeonato maravilhoso, o Neymar teve actuações fantásticas e em muitas partidas.
P: Qual é a sua opinião sobre as últimas opções de Mano Menezes para a selecção?
R: Eu acho que ele não sofre uma rejeição, que é uma rejeição muito comum, noutras épocas, na selecção brasileira. As opções tem várias opiniões, um prefere determinado jogador, outro prefere uma opção diferente... Creio que o futebol brasileiro está a viver uma situação em que os jogadores que estão de fora não se podem sentir injustiçados por não estar na selecção. Mano Menezes tem levado aqueles que toda a gente pede. Hoje em dia, o Brasil não tem muitos protagonistas de fora, como quando o Romário ou o Ronaldinho ficavam afastados. Parece-me que os melhores do Brasil têm sido chamados e não há nada a contestar.
P: Conhece os jogadores convocados por Mano Menezes, para os últimos jogos, que actuam em Portugal?
R: Conheço vários jogadores. Por exemplo, o Hulk começa a consolidar o seu lugar na selecção. Ele é um jogador praticamente desconhecido no Brasil, saiu muito jovem e fez sucesso fora. Não se vêem muitos jogadores assim. Agora, que já disputou 8 jogos pela selecção, começa a ganhar uma atenção maior. Depois temos o Kléber, que precisa de provar o seu valor para voltar mais vezes, tal como o Alex Sandro e Bruno César. E é óbvio que não posso esquecer o Luisão, jogador que tem sido convocado há mais tempo, mas que, no entanto, não tem sido muito utilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário