domingo, 7 de agosto de 2011

Ligue 1( 1ª jornada): Lyon adianta-se aos rivais, Rennes goleia e lidera



Primeira jornada da Ligue 1, primeiras surpresas, primeiras confirmações, no fundo o ínicio emocionante e esperado para esta primeira ronda do Championnat. Vamos conferir um breve resumo de cada um dos 10 jogos:


PSG vs Lorient( 0-1)

Na noite de apresentação de Pastore e perante mais de 40 mil espectadores, o PSG vacilou nesta estreia no campeonato. Foi frente a um Lorient muito bem organizado tacticamente e fortíssimo em contra-ataque. Poderá estar aqui uma das surpresas deste arranque de temporada. Primeiro tempo com muitas dificuldades para os parisienses, sobretudo através das acções de Quercia( autor do único golo do desafio ao minuto 28). O Paris Saint-Germain lutou mais na segunda parte, mas uma boa exibição do guardião do Lorient Audard e a falta de eficácia de Nenê, Menez, Hoarau e Erding acabaram por significar a primeira derrota para um dos principais candidatos ao título. Muito trabalho pela frente para o treinador Kombouaré, pelos vistos...


Marselha vs Sochaux(2-2)

Bom jogo. O Marselha, mais um dos candidatos ao ceptro, voltou a deslizar no inicio de campeonato tal como há um ano( na altura derrota frente ao recém-promovido Caen). Grande jogo de Lucho Gonzalez( autor do 1º golo ao minuto 38), que assim faz as pazes com os adeptos. Primeira parte de domínio marselhês, bom futebol praticado, muito graças às acções de El Comandante, Rémy e Alou Diarra. Boa resposta do Sochaux no 2º tempo. Muito eficaz colocou-se em vantagem ao minuto 71 por Nogueira( boa exibição, promete...), isto depois de Marvin Martin, internacional francês de 23 anos, ter feito o empate ao minuto 59, na sequência de um bom cruzamento de Corchia do lado esquerdo. Valeu aos marselheses o empate quase imediato( 74´) de Loic Rémy. Resultado justo, embora o Marselha tenha sido um pouco melhor. Bateu-se bem o Sochaux, candidato à Europa mais uma vez.


Nice vs O.Lyon(1-3)

Bela estreia de Rémi Garde no banco dos "gones". O jogo até começou mal para o heptacampeão de 2002 a 2008. Anthony Mounier( curiosamente formado no Lyon e ex-jogador do clube) fez o primeiro ao 5º minuto, na sequência de um canto. Resposta imediata do Lyon( minuto 9), com Lisandro a desviar de forma pouco ortodoxa mas eficaz para o fundo das redes do colombiano Ospina. Entretanto o Ol.Lyon foi subindo no terreno, acabando por fazer o 2-1 na sequência de um canto. Erro defensivo do Nice, Gomis a marcar na recarga, vantagem para os comandados de Garde( minuto 33). A equipa de Éric Roy nunca mais foi a mesma e sofreria o terceiro golo ao minuto 74, por Gonalons. Embora, com algumas falhas defensivas( uma delas grave, poderia ter dado o 3-2 se não fosse Cris), o Lyon cumpriu. Destaque para as exibições de Kallstrom, Briand e Gomis no Lyon e para Mounier no Nice.


Nancy vs Lille(1-1)

Deslize inicial para o campeão. Bem poderia ser um título para esta mini-crónica. Sente-se a falta da irreverência de Gervinho no ataque e da inteligência de Cabaye no meio-campo. No entanto, o Lille poderia perfeitamente ter conquistado os três pontos. Primeira parte com ligeiro ascendente lillois, inicio de 2ºtempo com golo do Lille( bom remate de Mathieu Debuchy, minuto 48). Respondeu bem o Nancy, com pressão, sendo que empatou, 13 minutos depois de ter sofrido o golo, na sequência de auto-golo de Béria. A expulsão de Berenguer( médio do Nancy-Lorraine), a 10 minutos do fim, ainda animou os comandados de Rudi Garcia, que criaram mais duas boas ocasiões sem terem conseguido no entanto o objectivo primordial: conquistar os primeiros três pontos deste Championnat.


Bordeaux vs Saint-Etienne(1-2)

Havia apontado estas equipas como duas possíveis surpresas para o campeonato. Efectivamente só a segunda se apresentou como candidata a tal título. Tal como na época passada, o Saint-Etienne parece lançado para um bom arranque. Excelente jogo a defender, complicando muito a vida à defensiva do Bordéus em contra-ataque. Aos homens da casa, valeu a resposta com brio na segunda parte, sem que tenha tido, no entanto, quaisquer efeitos práticos. Para o Saint-Etienne, dois golos estranhíssimos: primeiro auto-golo de Ciani, num lance aparentemente inofensivo, ao 18º minuto de jogo. Minuto 31, cruzamento-remate de Aubameyang, golo realmente estranho, deixou Carrasso( guarda-redes do Bordéus) pregado ao solo, esperando que a bola fosse para fora. Mas entrou... Respondeu o Bordéus, de pénalti, ao minuto 56. Foi o brasileiro, número 10 da equipa, Jussiê a marcar. Faltam pelo menos 2 a 3 bons jogadores neste Bordéus: um médio-ala, um " 10" puro e um bom ponta-de-lança. Irei deixar umas sugestões. Já sobre o Saint-Etienne: os " verts" de Christophe Galtier parecem já ter a casa muito bem arrumada. No fundo a confirmação das boas indicações deixadas na pré-temporada.


Montpellier vs Auxerre( 3-1)

Bom jogo. Montpellier a entrar bem no Championnat, com atitude e grande "10"( Younés Belhanda), do qual eu falarei seguramente num futuro próximo. Auxerre respondeu bem no 1º tempo à pressão inicial, mas esteve pior na 2ª metade.

Golos: Montpellier: Belhanda(36´), Dernis( 75´) e Giroud( 90´+2)

Auxerre: A.Traoré( 45´+1)


Dijon vs Rennes(1-5)

Aqui está o primeiro líder da Liga Francesa 2011/2012! Impondo-se com autoridade ao recém-promovido Dijon, o Stade Rennais mostrou ter valências para realizar uma bela temporada. Frédéric Antonetti, treinador do Rennes, está de parabéns por este primeiro sucesso, ao qual se deve juntar a eliminatória ultrapassada( fácil, é certo...) na Liga Europa. Depois de um pénalti falhado por Julien Féret, o Rennes recompôs-se e goleou. Belas exibições de Pitroipa e Victor Hugo Montaño. No Dijon, só Jovial( pelo golo obtido) merece destaque. Aí está a lista dos 6 golos:

Dijon: B.Jovial( 45´+1)

Rennes: Montaño(33´), Féret( 36´), Boukari( 49´), Mangane( 75´) e Tettey( 84´)


Brest vs Evian(2-2)

Jogo emocionante! Grande entrada do Evian, dois golos entre os minutos 16 e 19( Sorlin e Mmadi). Boa resposta do Brest até ao intervalo, também num curto espaço de tempo( Grougi 39´, com a colaboração do guarda-redes do Evian Westberg e Lesoimier, ao minuto 44). Resultado justo, mas com Brest mais perto da vitória no segundo tempo.


Ajaccio vs Toulouse( 0-2)

Grande entrada do Toulouse de Paulo Machado( grande golo aos 73 minutos, por sinal). Na estreia do guarda-redes "aquisição-estrela" Ochoa pelo retornado Ajaccio, valeram além do golo do português outro tento, de cabeça, apontado por Devaux, a terminar a 1ª parte(min.45). Veremos o que fará este Toulouse daqui para a frente. Muito trabalho ainda para o treinador do Ajaccio Olivier Pantaloni.


Caen vs Valenciennes(1-0)

Golaço do experiente Grégory Proment( 32 anos) ao minuto 35, a valer o triunfo ao Caen. Já o ano passado haviam ganho na 1ª jornada( 2-1, na casa do campeão à época Marselha). Atenção ao golo deste jogo, para mim o melhor de uma primeira jornada recheada de grandes golos.



Sem comentários:

Enviar um comentário