segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bundesliga( 1ª jornada): Estugarda forte numa jornada com sabor a "frango"




1ª jornada da Bundesliga interessante, com 23 golos marcados e algumas surpresas a registar neste ínicio de época. Vamos conferir um resumo de todos os desafios:


Bayern Munique vs Borussia M´Gladbach(0-1)

Grande surpresa a abrir o campeonato! O Bayern, grande candidato à "saladeira", perdeu em casa perante uma promissora equipa do Borussia Monchengladbach, treinada pelo experiente Lucien Favre, e que já na pré-temporada havia causado boa impressão frente ao FC Porto. Primeira parte dificil para o Bayern, que conseguiu ter bola mas não conseguiu criar boas oportunidades. O Borussia foi aparecendo em contra-ataque, no entanto sem muitas tentativas, também. Na segunda parte o Bayern entrou muito bem, a pressionar, a criar ocasiões, mas o guardião Ter Stegen( homem do jogo) e o poste impediram os bávaros de fazer a festa. Até que ao minuto 62, enorme falha de Manuel Neuer( quem diria...) e De Camargo a desviar para o fundo das redes. Até ao fim foi valendo Stegen a um Gladbach muito interessante e bem organizado em campo. Enorme balde de água fria na estreia de Jupp Heyneckes no banco do Bayern Munique para a liga, ainda para mais a jogar em casa. Terá de rectificar os erros já para o próximo sábado às 14h30, altura em que entra em campo para defrontar o Wolfsburgo(fora), no que se pode ser considerado um verdadeiro teste às capacidades deste Bayern. Já o Borussia recebe também no sábado, mas às 17h30, o líder Estugarda. Belo jogo em perspectiva.


Borussia Dortmund vs Hamburgo(3-1)

Começo em grande para o campeão. Perante um Hamburgo longe dos seus melhores dias, a equipa de Jurgen Klopp não vacilou e só por ter deixado de pressionar nos últimos 25 minutos é que não deu em goleada. Grande primeira parte do Dortmund, perante um Hamburgo muito fraquinho quer a defender quer a atacar. Na segunda parte, continuou o recital, embora o Hamburgo tenha respondido nos últimos 20 minutos. E é deste Hamburgo dos últimos 20 minutos que se deve aproveitar alguma coisa, senhor Michael Oenning! Já Klopp pode estar satisfeito. Com Gundogan o meio-campo continua a funcionar às mil maravilhas. Ah! E que gosto dá ver jogar em simultâneo na mesma equipa Kagawa, Grosskreutz e Gotze. Que regalo para a vista estes craques do Borussia Dortmund!

Golos: B.Dortmund:Grosskreutz( 17´ e 48´) e Gotze(29´)

Hamburgo: Robert Tesche( 79´)


Estugarda vs Schalke 04( 3-0)

Parece que terei de mudar a minha aposta para surpresa da época...Estou a brincar, é claro. Mantenho a convicção que o Schalke vai estar melhor esta temporada, no entanto depois deste primeiro jogo quase que me apetece dizer: mais valia ter apostado no Estugarda para surpresa. Então porquê? Porque efectivamente têm um bom onze, uma equipa construída à medida de uma liga como a alemã, ou seja, com defesa forte fisicamente e que não concede muitos espaços, meio-campo agressivo( especialmente a dupla de pivots Kvist-Kuzmanovic) e zona atacante onde aparecem dois jovens que ainda vão dar que falar( Harnik e Okazaki), sendo que ainda figura por lá o "veterano" Cacau. Boa primeira parte dos donos da casa, com Cacau a fazer o primeiro do desafio ao minuto 37, após canto e primeiro desvio de Maza. Na segunda parte, grande entrada da equipa de Bruno Labaddia com Harnik a desviar fora do alcance de Fahrmann(56º minuto), com assistência do italiano Cristian Molinaro. A fechar, o internacional japonês de 25 anos Shinji Okazaki fez o terceiro, com um grande remate cruzado após bom passe de Kuzmanovic. Excelente jogo do guarda-redes Ulreich e de Kvist no Estugarda, do lado do Schalke poucos destaques pela positiva. Mau jogo, com Raul e Holtby muito aquém do esperado...


Mainz vs Bayer Leverkusen( 2-0)

Surpresa! O Mainz, após eliminação precoce da Liga Europa perante o modesto Gaz Metan Medias(Roménia), surpreendeu tudo e todos ao bater um Bayer, que em abono da verdade se diga também não está no seu melhor momento. Parece ter acusado a eliminação prematura da Taça frente do Dynamo Dresden( 4-3, depois de ter estado a ganhar 3-0), pois evidencia erros graves a nível defensivo. Dois erros( do guarda-redes e auto-golo) do Leverkusen valeram a um afoito Mainz, que realizou um belo desempenho perante os seus adeptos. Marcaram Allagui, após falha incrível do suplente da baliza do Bayer, Fabian Giefer, ao minuto 32 e o reforço Omer Toprak, na própria baliza, ao 86º minuto do desafio. Muito por melhorar num Bayer Leverkusen, que só criou perigo em esporádicos contra-ataques. Será que o Mainz pode repetir a façanha do ano passado?( 5ºlugar). Sonhar não custa e efectivamente há potencial!


Werder Bremen vs Kaiserslautern(2-0)

Boa entrada do Bremen no campeonato, após eliminação( quase) escandalosa da Taça. Valeu o bis do sueco Rosenberg( 60´ e 81´). Kaiserslautern perigoso, acabou por pagar cara a sua ineficácia.


Hannover vs Hoffenheim(2-1)

Resultado construído na primeira parte. Golos do Hannover por Schlaudraff, de livre directo, à passagem do quarto-de-hora de jogo e Abdellaoue ao minuto 30. Pelo meio, Salihovic empatou de pénalti( min.18). Triunfo justo deste Hannover que se mantém forte.


Colónia vs Wolfsburgo(0-3)

Péssimo Colónia, bastou um Wolfsburgo eficaz para a goleada. Pelos vistos Felix Magath recuperou bem a moral dos jogadores depois da eliminação da Taça perante um adversário quatro divisões inferior. Golos de Helmes(17´ e 90´) e Schafer, de canto directo(85´).

Hertha Berlim vs Nuremberga(0-1)

Golo do checo Pekhart, ao minuto 80, deu o triunfo aos forasteiros. O Hertha não aproveitou a enchente no Olimpico para se motivar e fez uma má partida. Aproveitou o experiente mas renovado Nuremberga, que sem fazer disparates e jogando pelo seguro lá levou o cântaro à fonte bem perto do fim. Jogo típico de inicio de temporada( esforçado, de ambas as partes, mas de fraca qualidade), talvez o empate fosse o resultado mais justo.


Augsburgo vs Friburgo(2-2)

Empate justo, numa bela tarde de futebol. Estádio cheio, segunda parte empolgante, com 4 golos em pouco mais de meia-hora. Abriu o Friburgo por Cissé ao minuto 46. Molders empatou aos 53 e dois minutos depois Makiadi voltava a colocar o Friburgo em vantagem. Inicio frenético, no entanto, foi preciso esperar mais 26 minutos para vermos um golo. Molders a salvar a honra do convento da casa com uma belo cabeceamento, sem hipóteses para Baumann.


Sem comentários:

Enviar um comentário