terça-feira, 20 de novembro de 2012

Um decálogo rápido do fim-de-semana. Começa na Madeira acaba nos derbies do fim-de-semana e passa por uma análise ao Apertura

1. Christian Atsu, bom produto das escolas do FCP. Claramente das melhores notícias dos últimos anos, provenientes das escolas dos dragões. O ganês Atsu vai ser craque e, embora por vezes ainda acuse a responsabilidade da camisola e a idade, vai demonstrando em campo todas as suas qualidades: finta, repentismo, imaginação e capacidade de dar golos. Este fim-de-semana foram 2 assistências. Convenhamos que não é pouco...
2. Otamendi patrão e como isso ajuda Abdoulaye... Neste momento arrisco-me a dizer que Nicolás Otamendi estará entre os 10 centrais em melhor forma na Europa. Impecável, lê o jogo de uma maneira impressionante, antecipando-se quase sempre aos seus adversários. E quem ao lado dele, pese embora ainda um pouco tosco, vai crescendo (aproveitando lesão de Maicon) é o senegalês Abdoulaye. Parece sereno e mesmo sem grande técnica, tem demonstrado entrega e capacidade de antecipação assinalável. Uma nova dupla que não compromete.
3. Novamente Matic... Impressionante a melhoria do sérvio. Recupera, dá bola, aparece na frente para tentar finalizar e, pasme-se, já faz jogadas à Maradona (ou mais actual, Messi)! Não acreditam? Vejam a repetição do Moreirense-Benfica (0-2) deste fim-de-semana e na primeira parte há lance de génio, que deu golo, bem anulado pelo fiscal-de-linha. Jesus encontrou um novo elemento-chave para a sua estrutura.
4. Fim-de-semana de Taça. Algumas surpresas nesta 4ª eliminatória. Lourinhanense, Tourizense e sobretudo um Arouca, que eliminou a surpresa da Liga Zon Sagres, Rio Ave. Nesta equipa do Arouca, treinada pelo mítico Vítor Oliveira, alguns destaques: o central Miguel Oliveira, em grande forma e a limpar tudo; o médio organizador Kovacevic, sérvio ex-Covilhã e Naval, que encontrou a sua melhor forma perto da Serra da Freita; e ainda os experientes avançados Clemente (goleador da Taça) e Joeano (melhor marcador da 2ª Liga). De resto, destacaria ainda as eliminações de V.Setúbal e Olhanense nos confrontos de "Liga" contra V.Guimarães e Paços de Ferreira, respectivamente.
5. Vendo jogar o Velez. Tenho assistido a vários jogos do Torneio Apertura da Argentina nos últimos tempos. Salta à vista um dos grandes candidatos, o Velez Sarsfield, treinado por Ricardo Gareca. Uma boa equipa, talvez a mais experiente das candidatas. E a mais equilibrada. No entanto, perderam este fim-de-semana, frente ao Boca Juniors. Muito desperdício e um jogo que não saiu tão consistente como noutras ocasiões. Por norma, actuam numa espécie de 4x3x1x2 ou 4x4x2. Na baliza o uruguaio Sosa. Defesa sólida com o experiente capitão Cubero (ou a jovem promessa Gino Peruzzi) e o experiente lateral-esquerdo Papa a acompanharem a dupla de centrais Tobio-Domínguez (dupla sólida, dois centrais fortes e com personalidade). Meio-campo com o talentoso Bella à direita e os mais centrais Cabral e Cerro. Depois, quer à esquerda quer como "10" aparece o experiente Federico Insúa, enganche de qualidade, com uma qualidade de passe assinalável. Na frente, Lucas Pratto, avançado rápido, tecnicista, excelente acompanhante da grande promessa deste conjunto: Facundo "Chuckie" Ferreyra, jovem avançado de 21 anos, talentoso, com mobilidade assinalável e grande capacidade finalizadora. Curiosamente, neste último jogo contra o Boca, desperdiçou golos incríveis. No entanto, tem sido peça-chave desta bela equipa, agora co-líder, juntamente com o Lanús.
6. Adrian Centurión. Há quem veja nele um projecto de "novo" Dí Maria. Acredito que possa lá chegar, até porque talento não lhe falta. Este ala-esquerdo, que joga no Racing de Avellaneda, é uma promessa séria. Vi-o jogar contra o grande rival Independiente há uns meses e fiquei logo fascinado. Não marca muitos golos (tem 2 no Apertura, um deles ontem na goleada ao Quilmes), mas tem muito futebol dentro de si. Um pé direito de ouro, uma técnica irrepreensível, que o faz brilhar no um-para-um. Alia a isso uma boa visão de jogo, que o faz ter grande influência em todo o jogo do Racing do jovem Luis Zubeldia (31 anos!). Tem 19 anos e vejo a Europa (para um clube médio-grande) como a porta mais próxima!
7. O tacticamente correcto Newell´s Old Boys. Querem uma equipa próxima do ideal táctico de uma equipa europeia na Argentina, quase parente do rigor de uma boa Squadra Azzurra? Vejam jogar, então, a equipa do Newell´s Old Boys, treinada pelo ex-seleccionador paraguaio Gerardo Martino. 4x1x4x1 é a táctica. Tem jogadores com experiência recente de Europa (Heinze, Maxi Rodriguez e Scocco), o que lhe confere uma maior experiência e uma forma quiçá mais fria de abordar o jogo em algumas situações. Vi-os contra o Boca Juniors e houve um jogador que me fascinou, além do que tem fascinado o sensacional goleador Ignacio Scocco. Falo-vos do médio Pablo Pérez, 25 anos, argentino. Muitas vezes parece que só se nota pela sua agressividade (já tem 7 amarelos) mas eu diria que é um elemento estabilizador da equipa. Além disso tem boa cultura táctica e uma capacidade de passe interessante. Pode não ser o melhor jogador do Mundo, mas é muito útil no esquema tacticamente correcto de Gerardo Martino.
8. Os pibitos do Boca e o Tanque que ilumina o ataque. O Boca Juniors é que continua sem fascinar. Parece-me uma equipa que está a decrescer. Como disse o genial jornalista argentino, do mítico El Gráfico, Pablo Manzur, Falcioni tornou este clube tão grande quase pequeno. Na forma de jogar, entenda-se. São uma equipa irregular. Capaz de arrancar uma primeira parte de grande qualidade na casa do líder Velez ou de empatar num jogo sensaborão contra o Newell´s. Salvam-se os jovens craques, um dos quais (Paredes) já falei aqui há umas semanas. O outro é Guillermo Fernández. Tem bons pés mas não lhe antevejo o futuro possivelmente brilhante que terá Leandro Paredes. Esse sim, 18 anos e já mostra maturidade. Agarrou o lugar mas ainda não agarrou na equipa. Leva tempo, é um facto. Ainda assim, vai arrancando grandes jogadas e remates com o seu magnífico pé direito. Depois temos a grande referência deste Boca, neste momento, Tanque Silva. É, claramente, o guia espiritual da equipa. Parece que a equipa joga, muitas vezes, em sua função. Tem jogado acompanhado da eterna promessa Láutaro Acosta, que me parece um jogador interessante mas que tarda em arrancar. As tramas e os dramas da vida de Julio Falcioni, um técnico que nunca há-de ser consensual.
9. Outras boas promessas do Apertura. Guardem estes nomes, apontem na vossa agenda e sigam quando puderem. Boas revelações do campeonato argentino: Luciano Vietto (Racing), 18 anos, médio-ofensivo ou avançado. Rápido a progredir com bola, bom finalizador, apresentando potência no remate. Falta definir em que posição se quer afirmar. Mas que tem muito futuro, isso é indiscutível; depois temos dois bons médios-centros: Guido Pizarro do Lanús, 22 anos e Ezequiel Cirigliano do River Plate, 20 anos. Não chegam muitas vezes junto da área para concretizar mas a sua capacidade de trabalho e passe é muito útil. Destacaria, por último, Lucas Melano, do Belgrano, 19 anos. Ainda a crescer, claramente, mas tem bom disparo de direita...
10. Rapidamente, para terminar, os derbies do fim-de-semana. Arsenal 5-2 Tottenham. Desgraça de Villas Boas. Aparecimento definitivo de Giroud (?) e grandes exibições de Cazorla e Walcott. Sevilha 5-1 Bétis. Banho de bola dos sevilhistas. Reyes, Rakitic, Navas e imagine-se o central goleador Fazio brilharam contra um duro e péssimo Bétis. Sampdoria 3-1 Génova. Vitória sofrida, depois da boa resposta "forasteira" (jogam ambos no mesmo estádio). Grande jogo do médio Poli na Sampdoria. No Génova, destacaria Antonelli, Vargas e, sobretudo, o promissor Immobile.


Sem comentários:

Enviar um comentário